truques de màe

Truques de mãe – evitando acidentes domésticos


A nossa casa geralmente é o cantinho onde buscamos aconchego e onde achamos que nossos filhos estão mais seguros e protegidos. Porém, até nesse ambiente aparentemente inofensivo, alguns adultos mais desatentos e, especialmente, crianças mais curiosas, estão expostos ao risco de se machucar. 

Os acidentes podem provocar desde pequenos machucados e arranhões até quedas perigosas, além de queimaduras, engasgos, afogamento, asfixia e intoxicação. Assustador, não? Mas saiba que cuidados simples podem garantir uma maior segurança dentro de casa. Confira a seguir algumas dicas de cuidados básicos e previna a família de acidentes domésticos.

Tomadas e fios

Para evitar choques indesejados, recomenda-se a proteção de todas as tomadas. É preciso estar atento ao uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins. Isso pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios. Além disso, por segurança, é importante dificultar o acesso das crianças aos fios, que devem ter apenas dimensões suficientes para o alcance da tomada.

Pisos e escadas

Pisos molhados e escorregadios estão entre os acidentes domésticos mais comuns, por isso é importante nunca deixar o chão de casa molhado. E quando estiver fazendo limpeza em casa, manter os pequenos o mais longe possível. É bom deixá-los brincado na casa de algum vizinho, amiguinhos ou avós. Pedaços de tacos soltos ou pisos quebrados podem oferecer o mesmo risco. No caso dos tapetes, os antiderrapantes são os mais indicados para a casa inteira. Nas escadas, a instalação de corrimão e faixas antiderrapantes também são indispensável.

Janelas e Sacadas

É importante proteger as janelas com redes ou grades de proteção, principalmente em apartamentos e casas com crianças pequenas. Vidros quebrados ou rachados precisam ser trocados com urgência.

Quartos

Nos quartos do casal e dos filhos é indispensável a estabilidade dos móveis. As quinas das mesas e móveis representam outro ponto de atenção, sendo as bordas arredondadas uma melhor opção. Os móveis devem ficam longe das janelas, nunca embaixo. No quarto das crianças, os brinquedos que contêm partes pequenas devem ser guardados em caixas ou locais que possam ser fechados.

Cozinha e lavanderia

Para evitar o vazamento de gás, é preciso verificar se os botões do fogão foram fechados corretamente após o uso. Os cabos das panelas devem ficar voltados para dentro ao utilizar o fogão. Os eletrodomésticos de uso esporádico não devem permanecer ligados na tomada. Ao lavar a louça e colocá-la no escorredor, os cabos dos talheres devem ficar para cima, nunca deixar expostas pontas de facas ou de garfos. A toalha da mesa deve, preferencialmente, não ter sobras nas pontas e fósforos ou acendedores jamais devem ficar sobre a mesa, mas sim em locais altos.


Banheiros

Secadores e lâminas cortantes devem ser guardados em local seguro, sempre fora do alcance de crianças. Deve-se evitar deixar banquinhos no banheiro e sempre esvaziar a banheira depois de usá-la. É preciso ter muito cuidado com a temperatura da água ao preparar o banho dos bebês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *