Sem categoria, truques de màe

Truques de mãe


Já aconteceu com você a seguinte situação: Seu filho ganha presente de aniversário e diz para o convidado que não gostou? Ou é você quem não aprova a lembrancinha porque vai contra valores com os quais o pequeno é educado? Você ainda pode estar do outro lado – não sabendo o que escolher para o amiguinho dele – enfrentando a maior saia justa. O que fazer? A troca de presentes pode mesmo ser complicada quando envolve crianças, mas é possível contornar situações constrangedoras com dicas simples de boas maneiras.

Conversar com o pequeno é a melhor solução. Diga a ele que aquelas palavras magoam a outra pessoa, e que dá próxima vez, agradeça mesmo que não goste do presente.

Dicas para presentear:
– Procure conhecer e levar em conta preferências dos pais da criança. Evite itens polêmicos, que façam referência à violência, religião, que suje ou faça barulho demais.
– Assegure a possibilidade de troca do produto e reforce a alternativa para a criança.
– Priorize brinquedos que ofereçam custo/benefício. Não é preciso gastar muito, mas o ideal é que eles ofereçam entretenimento de qualidade.
– Não compre itens que não sejam certificados de alguma forma. Vale escolher algo feito artesanalmente desde que adequado à idade e com garantia de qualidade.

Se seu filho ganha o presente:
– Agradeça na hora, abrindo ou não o embrulho. Se for de um colega da escola e não for possível o encontro com os pais dele, é delicado enviar bilhete ou telefonar.
– Se o pequeno mostrar insatisfação, peça desculpas a quem deu o mimo e converse reservadamente com a criança para explicar a melhor maneira de agir nestes casos.
– Caso o presente seja repetido, pode comentar – mas não deixe que o convidado troque; isso é tarefa dos pais.
– Quando perguntarem do que seu filho gosta, responda com sinceridade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *