Sem categoria

Maquiagem para pequenas

Alguns meses atrás, um vídeo rodou as redes sociais com uma pequeníssima menina dando aula de maquiagem. Julie foi sensação entre as crianças e também entre os adultos. Carregada de sombra e com todos os apetrechos dignos de uma maquiagem para uma noite de festa, a mocinha despertou também uma dúvida: qual o limite de maquiagem para as crianças?

Antes, o uso de maquiagem era restrito a aniversários, daminhas de honra e ocasiões especiais. Hoje, as festas se transferiram para dentro dos salões de beleza. Lá, as mocinhas escolhem penteado, maquiagem e fazem desfile. Só depois de prontas para arrasar, sopram as velinhas.
Esse comportamento, que já tinha se tornado comum entre meninas de dez, doze anos, agora tem alcançado pequenas de apenas dois anos, que querem usar batom, blush e esmalte. O mercado também captou a onda e linhas específicas de maquiagem infantil têm chegado às prateleiras das lojas todos os dias. Porém, antes de liberar ou proibir qualquer maquiagem, eu vou explicar tudinho.

#ficaadica
– Faça um teste com o produto na mão da criança para saber se ela terá alguma alergia imediata.
– Evite que o uso de maquiagem se torne um hábito diário. Para crianças com menos de doze anos, deixar o uso de maquiagem e cosméticos para ocasiões especiais, como uma festa na escola ou aniversário. Nos pré-adolescentes, restringir para o uso diário o batom ou gloss.
– Não use cosméticos de adultos. Eles devem ser específicos para a idade e hipoalergênicos.
– Escolha maquiagens de marcas que já possuam certa credibilidade na produção de produtos de beleza e saúde.
– Prefira cores claras, como rosa e branco.
– Veja se a maquiagem ou esmalte tem o selo do Inmetro.
– Cuidado com a maquiagem que vem junto com brinquedos. Não são feitas para crianças e são de baixa qualidade.
– Ensine a criança a remover toda a maquiagem no fim da brincadeira. Isso pode ser feito com óleo Johnson ou com um lenço umedecido.

Dra. Melissa Falcão é especialista em dermatologia clínica e cosmiatria.

*Publicado originalmente na coluna Beleza, seção Saúde, da edição 17 da revista KIDS in.

Back to list

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.