Sem categoria

Brincando como antigamente!


Brincando como antigamente!

Que tal resgatar, junto com todo mundo, brincadeiras que você costumava brincar na infância, na rua (ô tempo bom…), na escola ou no quintal? Vamos nos lembrar de algumas? Quem sabe assim, as crianças saem um pouco da frente da televisão!

Amarelinha

Desenhe com giz um retângulo grande dividido em dez retângulos menores, numerados de 1 a 10. No alto, desenhe uma meia-lua e escreva “Céu”. Se posicione atrás da linha do início,  oposto ao “Céu”), e atire a pedrinha na casa que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no “Céu”, faça o caminho de volt, pegue o marcador – sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Repita jogando a pedrinha na próxima casa. Quem errar passa a vez para o próximo jogador. Vence quem completar todo o diagrama primeiro. A amarelinha estimula o equilíbrio, a mira e a agilidade.
Faixa etária – Acima de 4 anos
Material – Giz e pedrinha
Participantes – 1 +

Elefantinho colorido

Um participante comanda a brincadeira e fica à frente dos demais e fala: “Elefantinho colorido!”. Para o que os outros respondem: “Que cor?”. O comandante diz uma cor e os outros jogadores têm que correr e tocar em algo desta cor. A brincadeira fica mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante. A brincadeira estimula a memória, atenção, coordenação motora, agilidade e conhecimento das cores.
Faixa etária – Acima de 4 anos
Participantes – 3+

Caça ao tesouro

Numa área pré-definida espalhe as pistas anotadas em um papel. Cada pista levará a outra pista, e a última levará ao tesouro. Os jogadores recebem uma pista inicial para começar a caçada. Ajuste as pistas para a idade dos participantes, com jogadores mais novo, pistas mais fáceis, para os maiores aumente a dificuldade. As pistas podem trazer charadas, enigmas, anagramas, cruzadinhas, caça-palavras, frases incompletas. O jogo pode ser feito em equipe e as pistas podem ter cores diferentes, relacionadas às cores de cada equipe. A brincadeira estimula a atenção, concentração, agilidade, cooperação, estratégia e raciocínio lógico.
Faixa etária – Acima de 6 anos
Material – Lápis e papel, fitas coloridas e um prêmio
Participantes – 3+

Esconde-esconde (ou pique-esconde, salva-todos)

Um dos participantes será o ‘perseguidor’, que contará até 100 de olhos fechados enquanto os outros jogadores se escondem. Depois de contar, o ‘perseguidor’ procura os jogadores escodidos e deve tocar o jogador que encontrar. Quem for pego por ele está fora do jogo. A brincadeira estimula a velocidade, criatividade, agilidade, paciência e atenção.
Faixa etária – Acima de 2 anos
Participantes – 3+

Back to list

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.